terça-feira, outubro 03, 2006

Amigos e Nietzsche me consolaram....

Andava meio triste!A pressão das tarefas, e uma sensação estranha estavam me angustiando. Ainda bem q Deus inventou amigos, eles nos fazem enxergar as verdadeiras dimensões dos problemas.
Tb foi bom Deus ter dado aos homens o dom da arte principalmente da poesia. Sempre encontro algum autor q expressa com sabedoria aquilo q apenas pressinto. Aliás meus queridos visitantes já devem ter percebido q amo poesia, já criei outro espaço p postá-las mas não resisto e de vez em qd trago algumas p cá. E não precisa ser poesia no sentido de versos, a poesia está em tudo o q nos toca, em td o q tem o poder de desvelar sentimentos...
O que Nietzsche falou sobre uma das suas atividades, a filologia, me tocou profundamente e fez refletir: “a arte venerável que exige de seus cultores uma coisa acima de tudo: pôr-se de lado, dar-se tempo, ficar silencioso, ficar lento – como uma ourivesaria e saber da palavra, que tem trabalho sutil e cuidadoso a realizar, e nada consegue se não for lento – Justamente por isso ela é mais necessária do que nunca, justamente por isso ela nos atrai e encanta mais, em meio a uma época de ‘trabalho’, isto é, de pressa, de indecorosa e suada sofreguidão, que tudo quer logo ‘terminar’, também todo livro antigo ou novo:- ela própria não termina facilmente com algo, ela ensina a ler bem, ou seja, lenta e profundamente, olhando para trás e para diante, com segundas intenções, com as portas abertas, com dedos e olhos delicados...” (2004)
Que lindo, né?
Qt as tarefas da especialização na questão das teorias da aprendizagem o construtivismo estou relacionando com Paulo Freire minha referência em Educação. Este ícone além de construtivista foi o grande articulador da Educação com significado, da verdadeira construção da aprendizagem.

3 Comments:

Blogger gisele said...

Sim a vida ganha cor e sentido c amigos!
Recebi apoio virtual sim rsrsr! Amigos da especialização, minhas amigas formigas e amigos da crte....
E claro amigos presentes no dia a dia, daqueles q a gente encosta a cabeça no ombro...

12:27 PM  
Blogger Joseane Piechnicki said...

Oi Gi!!!!!!
Seguinte... Já que vamos nos encontrar em Guarapuava poderemos trocar algumas idéias "no real"! Vai ser uma correria mas do jeito que eu ando atrás de pedagogas, com certeza não perderei a oportunidade. ;-)
Fica firme, viu! Fé e força sempre!

bjos

5:19 PM  
Blogger gisele said...

Jô, querida !
Prazer ter vc por aqui...
Com certeza poderemos trocar idéias sim....no q eu puder ajudar conta comigo....bjs

11:40 AM  

Postar um comentário

<< Home