quarta-feira, setembro 13, 2006

Vermelho!! Vermelho!!!

É está lá para quem quiser ver, vermelho vermelho! Engraçado sempre gostei da cor vermelha, acho viva, forte, estimulante! Mas ontem surtiu o efeito contrário, afinal tb sinaliza perigo, adverte...bem o fato de ver que a avaliação de minha participação no proa 1 forum teórico e PA estava vermelho com um sinal de n que não sei bem seu significado pode ser não participação ou mesmo nada. Bem se for não participação no forum teórico realmente mereci pois só postei uma vez ou duas.... se bem q por 2 vzs fiz a leitura mas não me senti capacitada a contribuir afinal ficar repetindo o q já foi falado não acrescenta nada e eu precisava trabalhar melhor os conceitos apresentados para surgir de fato algo a ser relatado ou questionado. No forum do PA tb só entrei 2 vzs porém o PA estavamos discutindo o tempo todo no próprio WIKi afinal lá existe o espaço p comentários assim qd entro p fazer alguma contribuição já uso aquele espaço.
Bem de tudo se aprende afinal este é o objetivo e fiquei pensando que lição posso tirar deste momento de avaliação, bem 1º estava desejando um feedback afinal curso a distância exige um cuidado bem maior qt a estas questões, no presencial vc tira a duvida na hora vc tem o contato direto com seus colegas vc mostra suas anotações, vc compartilha medos e dúvidas e sente o toque amigo de quem está ao seu lado. Virtual vc tb recebe auxilio, mas as vzs as pessoas estão offline, as vzs as duvidas do forum demoram p serem respondidas as vzs vc não encontra c o tutor as vzs vc não sabe a melhor forma de se comunicar c ele(a).Td isso faz parte de um aprendizado um processo de erros e acertos. Vou continuar tentando me adaptar a esta realidade, melhorar minhas participações,mas também gostaria de ter um retorno um pouco mais...digamos pessoal?, bem não encontro a palavra mais adequada. Mas lembro, que em determinada escola q trabalhei como pedagoga, o indice de desitência e repetênica era alto, e os professores costumavam achar normal afinal era comunidade do interior muito carente etc e tal. Resolvi interferir e acompanhar as notas dos alunos, o pessoal da secretaria me passava os boletins qd o aluno estava com médias abaixo eu mandava chama-lo e tinha uma conversa c ele...descobri q muitas vzs eles não conseguiam interpretar a nota, qd era possivel ou necessário convidava o professor p acompanhar nossa conversa. Não sei se o que fiz era certo ou errado, sei, q o indice total da escola em questão de reprovação e evasão teve uma diminuição muito grande...pois o aluno sentia que mais alguém estava com ele...estava acompanhando seu processo de aprendizagem. Alguns iam na minha sala só p contar q tinham tirado nota melhor, que estavam estudando mais...
Bem mas isso não vem ao caso, afinal aqui não é momento nostalgia, e além do mais tem muita coisa p fazer...entre elas tentar acompanhar o ritmo dos PROAS.

2 Comments:

Blogger Gílian Cristina Barros said...

Olá Gisele!
O Vermelho também me assustou, tanto que valeu dois posts no meu blog:
1-http://gilian-ufrgs.blogspot.com/2006/08/aprendizagensavaliaesresultados.html
2-http://gilian-ufrgs.blogspot.com/2006/08/vermelhomedo.html

É compartilhamos de algumas dúvidas e certezas em mais esta questão, mas como sempre digo:

Vamos que vamos!

Abços macios!

4:13 PM  
Blogger Suely said...

Ops... pq para nós avaliar significa fim e não processo? Pq o vermelho deve assustar?... pq não observamos os critérios que foram usados para anunciar o que está posto em forma de cor, letra... pq sempre esconder e não socializar. Que escola é esta que nos tornou assim? A postagem da avaliação era e continuará sendo para situar, a partir de conceitos descritivos onde me encontro. Se não concordo, sempre, o tempo todo, por vários meios podemos e devemos dialogar. Então, pq é melhor esconder, enconder-se, falar para vizinha ao invés de conversar com o marido... o medo, aquele que nos afasta da diversidade. Bjs. Suely

6:07 PM  

Postar um comentário

<< Home