sábado, julho 22, 2006

Descobertas

Estou empolgada com as pesquisas sobre nosso tema "formigas". Acabei descobrindo questões que me intrigavam.Algum tempo atrás surgiu uma espécie de formigas em minha casa que me deixavam preocupadas pois elas perfuravam a madeira...cismada comentei com algumas pessoas que riam qd eu dizia que as formigas estavam fazendo ninhos na vista da porta de uma garagem.Brincavam comigo e perguntavam: afinal são formigas ou cupins? Pois bem descobri que existe uma espécie de formiga chamada carpinteira e que as formigas podem sim fazerem ninhos nas frestas entre madeira e tijolo.
Outra descoberta durante as leituras sobre o mundo das formigas foi que elas produzem ácido fórmico que produz um cheiro forte. Essa descoberta tb me deixou feliz pois algumas vzs qd comentava com amigos q eu sentia cheiro de formiga riam e achavam q eu estava brincando...é realmente eu tb achava engraçado, mas de fato sentia o cheiro das formigas.Agora tenho uma resposta cientifica para o fato.Ácido fórmico tem um cheiro forte q faz arder o nariz e é esse o cheiro q algumas espécies exalam.