terça-feira, agosto 29, 2006

Teoria das múltiplas inteligências e Projetos de Aprendizagem

Sempre me interessei pela teoria das inteligências múltiplas de Gardner, porém fazia um bom tempo que não lia nada sobre o tema.
Retomando as pesquisas do GT de Educação Especial no tema que eu e a Rosangela Menta escolhemos "superdotação" a questão das multiplas inteligências voltou a cena.
Mas o interessante que ao ler a reportagem "Ensinar para a compreensão e os múltiplos caminhos para a aprendizagem" de Maria Thereza MArcilio e Mônica Samia, acabei encontrando subsidios para refletir sobre os Projetos de Aprendizagem.
A medida que ia lendo o artigo ia me lembrando das questões que estão lá no forum, de nossas angustias, de nossas inquietações.
Na reportagem tem um tópico de Como Organizar a Pratica Pedagógica Considerando as Inteligências Múltiplas, que pode perfeitamente subsidiar o trabalho com os PAs.
Gostei principalmente quando fala que o professor deve utilizar diferentes estratégias e recursos de ensino e mais adiante cita Meirieu (1998) quando coloca que o grande desafio do professor é gerar no aluno a necessidade de aprender.
Relacionando com os PAs fui reconhecendo estes conceitos na vivencia da especialização. Este "criar a necessidade de aprender", é muito interessante. A necessidade de nos apropriarmos de determinadas ferramentas e principalmente conceitos nos instiga a buscar informações, para depois transformarmos em aprendizagens.
Reportando para o trabalho na escola com os projetos de aprendizagem, penso que quando o aluno é o autor de um projeto ele sente a necessidade de aprender, ele deseja aprender! Cabe ao professor oferecer as condições para que o aluno concretize seu projeto.
A revista Pátio ano X maio/julho 2006, onde encontrei este artigo é muito interessante e aborda outros temas que poderão subsidiar nossas discussões.
O endereço online é http://www.revistapatio.com.br
Algumas reportagens só estarão disponiveis na revista impressa.