quarta-feira, novembro 15, 2006

Organização das atividades dos Proas

Estou, retomando as atividades e discussões de cada Proa:
Proa 01- Selecione uma escola para a experiência, tendo como condição necessária a de ter laboratório de informática e estar ligada a Internet; 2. Negocie com a Direção a possibilidade de realizar a ação em março de 2007; 3. Busque um ou mais professores, parceiros de trabalho, definindo a série em que o trabalho vai se desenvolver; 4. Planeje, com o(s) professor(s) parceiro(s) ações a serem desenvolvidas. 5. Participe do nosso fórum de apoio à negociação, falando sobre as negociações, os resultados positivos e as dificuldades que vão encontrando.
Inquietações: minha cidade não tem nenhum laboratório com internet, existe a possibilidade de instalarem ano q vem mas quem garante q estrá em funcionamento até março??

Proa02- Esse Seminário tem a intenção de oferecer um suporte teórico-prático ao processo de planejamento, aplicação e discussão de ações interdisciplinares na sala de aula da escola, que envolvam o uso de tecnologias para a promoção da aprendizagem.
agenda

Necessidades: seguir o cronograma

Proa03Esse Seminário tem a intenção de oferecer um suporte teórico-prático ao processo de planejamento, aplicação e discussão de ações interdisciplinares na sala de aula da escola, que encolvam o uso de tecnologias para a promoção da aprendizagem.

Proa 04Teorias de aprendizagem. A epistemologia genética como fundamento para uso das tecnologias da informação e comunicação no apoio ao desenvolvimento da cognição e ao processo de aprendizagem.


Proa05Utilização/produção de vídeos para fins pedagógicos. Recursos interativos da TV Digital. Aplicações pedagógicas dos recursos de interação. Aprendizagem cooperativa baseada nos recursos da TV interativa
Inquietações: estou perdida sobre quais atividades. Preciso de orientações

Proa 06 A construção do conhecimento e o refinamento do pensamento encontram-se na disponibilidade interior para o debate das próprias convicções, dos conceitos que cada um elege para pôr em movimento suas pesquisas, do aprofundamento teórico, da eleição do método como conseqüência de sua pertinência no estudo e, por fim, da comunicação dessas idéias utilizando recursos que facilitem a visualização da sua articulação interna, demonstrando sua propriedade e coerência. Busca-se o desenvolvimento do espírito de ser pesquisador, capaz de confrontar constantemente o fazer e o pensar

Proa 07Este seminário tem como objetivo provocar uma reflexão crítica e a construção de conhecimento a partir da integração das tecnologias na Educação Especial, buscando dimensionar a ação desta tecnologia no desvelamento de potencialidades de alunos com necessidades educacionais especiais rumo a uma sociedade mais inclusiva

Proa10Estudos acerca da correspondência entre as concepções de aprendizagem, a organização didática, o currículo e a avaliação.

Proa 11Utilização de programas essenciais ao uso pedagógico do computador, considerando o ambiente operacional Linux: sistema operacional; editor de texto; planilha eletrônica, construtor de páginas.

Proa12Suporte à comunicação: a) assíncrona: correio eletrônico, lista de discussão, forum e livro de visitas; e b) síncrona: bate-papo e videoconferência. Softwares para manuseio de vídeos digitais. Software para manuseio de áudios. Análise dos recursos sob o ponto de vista pedagógico, questionando como podem ser utilizados no apoio à interação e comunicação. Integração de mídias através da Internet

Ufa!!! Haja folego!!

1 Comments:

Blogger Suely said...

Ops... e vamos que vamos neste teu fôlego...rsrs... vc fala na sua cidade não tem nenhum laboratório com internet... mas, não há outro espaço em que possas realizar atividades? Vá pensando e vamos articulando no espaço de fórum. Bjs. Suely

7:52 PM  

Postar um comentário

<< Home