quarta-feira, novembro 08, 2006

Intervenções!!!

Resolvi abrir esta postagem devido questionamentos q a prof Suely fez nos comentários de algumas postagens deste blog.
Achei muito importante para responder simplesmente no próprio comentário. Pois, creio que essas intervenções são parte muito importante do nosso processo de crescimento na especialização. Qd a Suely faz seus questionamentos percebo que ora sua intenção é fazer com q voltemos ao foco ( pois reconheço as vzs divagamos) ora precisamos aprofundar mais nossas leitura e argumentos, ora ela quer avaliar se realmente compreendemos as concepções que estão sendo trabalhadas. E vejo que quando aplicarmos os PAs nas escolas precisaremso exercitar esse papel, pois pelo menos no meu caso tenho achado muito importante estas intervenções, pois me faz refletir sobre o processo do PA e minha própria caminhada na especialização.Bem então vamos lá:
1 Projeto de Aprendizagem são projetos que partem de temas ou questões, uma pergunta norteadora?
Em uma postagem q fiz sobre Feira de Ciências para o Projeto Com Ciência acabei utilizando a palavra tema como gerador dos projetos dos alunos e comparei aos Projetos de Aprendizagem. Realmente com a pergunta q a prof fez refleti q isso poderia causar confusão pois o P. A. surge de uma pergunta e não de um tema que é algo bem mais amplo.
2 Então o que aprendeste em relação ao PA que desenvolves com o teu grupo? E quanto aos fóruns?
Esta questão me fez refletir que não ando postando minhas aprendizagens, preciso explorar mais este espaço postando o que estou aprendendo, o que tenho trocado nos foruns, questões que tem me deixado pensativa... Foi bom a Suely ter feito essa chamada... vou me organizar para deixar registrado esse processo. ( aguardem próximas postagens)
3 O processo de interação no movimento do PA parece ter sido importante para a tua aprendizagem. Como vês esta possibilidade na escola?
A interação foi importantissima, e vejo que na escola precisamos fazer isso acontecer. No Proa 1 lembro do tópico em q foi explorado a questão do interesse dos alunos em continuar com a pesquisa para encontrar as respostas. Tem até alguns depoimentos de quem já não vê mais interesse em continuar pesquisando quem já acha q esgotou a pesquisa. Porém voltando a falar sobre o Com Ciência que acompanhei de perto e vi o quanto os alunos se apropriam de seus projetos, qd eles estão buscando suas respostas ficam empolgados querem falar sobre isso, querem pesquisar de diversas maneiras. Vi equipes que marcavam reuniões depois da aula, que passavam o recreio falando sobre o projeto. Creio que essa interação é preciosa, e precisamos estimular isso nos PAs.
4 E quanto ao que construíste no desenvolvimento do PA em relação aos conteúdos, que tal nos falar um pouco...
Olha aí a Suely lembrando novamnete a questão de registrar a aprendizagem, é não tem como escapar rsrsrs!
Na construçaõ do nosso PA, achei bem importante a contribuição da Flávia com seus conceitos de biologia, e vejo q aprendi muito com ela ( por não ser da area confesso que não havia visto muitos conteúdos que estavam ali prontos para serem trabalhados somente qd ela os apontou é que percebi a enorme capacidade q existia). A gilian fez associação com comunidades e sociedades, achei fantático trabalhar isso com os alunos, fico pensando as perguntas que podem surgir, as comparações, os estudos dos sociólogos. A Edna trouxe o trabalho c lingua portuguesa, trabalhar as fábulas. E eu busquei na geografia algumas respostas para quesões que podem surgir no Processo do PA.
Nossa isso aqui ficou longo demais acho q ninguém vai ter paciência de ler...mas precisava fazer esse registro.
Ah prof Suely continue com suas intervenções pois estão me auxiliando no processo de organização da minha aprendizagem!!

2 Comments:

Blogger Gílian Cristina Barros said...

Olá Gisele!

Sempre é bom retomar pela análise pontos discutidos e apresentados por nossos colegas de caminhada, e ao ler seus posicionamentos compreendi e vi muitos pontos que antes não havia notado.

Parabéns!

1:58 PM  
Blogger Suely said...

Oi Gisele... sempre que estamos curiosos lemos textos até bem mais extensos que estes... rsrs... gostei das tuas retomadas, elas são muito importante para ires tomando consciência de tuas ações e posições. Mas, fale um pouco mais do como foste encontrando e participando do encontro com as respostas ao PA... as disciplinas foram aparecendo de que forma? Humm... vamos pensando e debatendo. Bjs. Suely

12:45 PM  

Postar um comentário

<< Home